sábado, 2 de janeiro de 2016

Autoestima x Autoimagem

Autoestima  é a capacidade que a pessoa tem de estimar-se. É ter uma visão positiva de si mesmo e apreciar-se incondicionalmente e, por conseguinte ser uma pessoa centrada, com capacidade de autogerenciamento.

 Ela determina a forma como a pessoa se relaciona consigo mesmo e com os outros. É preciso ter um caso de amor consigo mesmo, para poder amar o outro.

A medida que a pessoa se acolhe , se cuida, se admira pela pessoa que é, e acima de tudo administra de forma saudável suas limitações, fica muito mais fácil aceitar as limitações dos outros.

A autoestima não pode ser confundida com autoimagem!

A autoimagem é a imagem que eu vejo no espelho, enquanto que a autoestima transcende a imagem.

É claro que é preciso estar de bem com o espelho, mas isso não determina a autoestima. Muitas pessoas belas, são inseguras, não acreditam em si mesmas e tem baixa autoestima.

Há pessoas ainda que são escravos da beleza , acreditando que isso os fará sentir melhor, muitas vezes porque tem uma visão disforme de si mesmas.

É preciso haver aceitação da imagem de si mesmo, aceitando-se imperfeito. E de forma equilibrada, valorizar aspectos físicos que aprecia e melhorar os outros, mas jamais ser depreciativo consigo mesmo.
Muitas pessoas procuram olhar o outro, quando na verdade o mais indicado seria olhar para si, Veem problemas relacionais sem perceber que são fruto de problemas de ordem individual e não diádica. By Psicóloga Lilian Ramos
(41) 3262-8297/ 9987-2507  lilianramospsi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor registre seu e mail para comentar, ok?